Blog Papo de Buteco: Fique por dentro!

Complemente a sua Ceia de Natal com o petisco “Canudinho de Pernil” do Buteco Rancho Vô Joaquim!

Com o Natal a caminho, é inevitável pensarmos na Ceia e, claro, nas delícias clássicas que a acompanham, como o famoso Chester, o tradicional Tender e até o Peru com Salpicão. Porém, como nós gostamos de remar contra a maré, separamos uma receita incrível e super diferentona, que combina com qualquer ocasião e gosto natalino, tudo para você arrasar na Ceia da sua família! #ButecoEmCasa
O tira-gosto escolhido veio diretamente de Campinas-SP e foi realizado pelo Melhor Buteco do Brasil em 2018, o Rancho do Vô Joaquim, mas a receita foi feita lá em 2015. O petisco ficou conhecido como “Canudinho de Pernil” e foi campeão na época – não é à toa que aconselhamos para o seu Natal, não é mesmo? Sabor é o que não falta nessa receita, principalmente quando falamos sobre PERNIL!


Uma curiosidade bacana desse petisco é que na edição de 2015 do nosso concurso, os butecos tiveram o desafio de utilizar frutas na receita e o seu Adilson trouxe uma solução muito fácil, saborosa e CROCANTE: Bananas Chips! <3


Bora pegar o caderno e a caneta para fazer as anotações da receita, pois já estamos com água na boca depois dessas imagens! Vamos lá:

Ingredientes:

Canudinhos
2 ¹/² xícara (chá) de farinha de trigo
¹/² xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de vinagre branco
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de cachaça
Farinha de trigo para enfarinhar
Manteiga para untar

Recheio dos Canudinhos (Pernil)
1 ¹/² kg de pernil cortado em cubos
Sal e pimenta-do-reino à gosto
¹/4 de xícara (chá) de óleo de girassol
¹/² cebola picada
4 dentes de alho amassados
1 tomate sem pele picado
¹/² xícara (chá) de salsinha picada
1 xícara (chá) de azeitona preta picada
150g de requeijão cremoso

Bananas Chips
12 bananas-nanicas
Sal a gosto
Óleo de girassol para fritar


Modo de Preparo:
Canudinhos
Inicialmente, misture todos os ingredientes em uma tigela e mexa-os bem até formar uma massa homogênea. Em seguida, abra a massa em uma superfície lisa e já enfarinhada, abra-a com um rolo até ficar fina. Na sequência corte a massa em tiras finas e enrole-as em canudinhos de alumínio untados com manteiga. Posteriormente, leve-os ao forno médio por 10 minutos, ou até assar. Deixe-os esfriar, depois retire os canudos de alumínio e reserve-os.

Bananas Chips
Comece cortando as bananas em lâminas finas e salgue à gosto. Congele-as e, posteriormente, frite-as em óleo bem quente. Separe-as para esfriar reserve.

Recheio (Pernil)
Em uma tigela, tempere o pernil com sal e pimenta-do-reino (ou outros temperos à sua escolha). Depois aqueça o óleo para fritar a cebola e o alho até dourar. Adicione aos poucos o tomate e em seguida o perfil temperado, fritando a carne até dourar e sempre pingando água aos poucos para “regá-la”. Finalizando o cozimento, deixe o perfil esfriar e desfie-o.
Em outra panela, junte o pernil desfiado à salsinha, azeitona e ao requeijão. Misture-os bem até formar um creme, similar a consistência do patê. Finalize recheando os canudinhos e sirva-os com as Bananas Chips e molhos de sua preferência!

Foto do petisco tirada pela @dicasdami

Essa deliciosa receita é preparada em torno de 1h e rende até 24 canudos, sendo duas porções de 12 unidades. Então aproveite para realizá-la neste Natal e traga mais sabor para a sua Ceia! Depois nos diga o que achou desse aperitivo, combinado? ;)

Leia Mais →

Vem aprender o petisco “As quatro estações” do Bar Dafoca-RJ pra acompanhar o seu verão!

Todo mundo sabe que Comida di Buteco combina com o verão, muito petico e bebida gelada. Sendo assim separamos uma receita dos nossos petiscos participantes de 2018 pra você saborear nessa e em outras estações… Pode entrar, Bar Dafoca!


Esse petisco é o famoso “As quatro estações”, ele é especialmente composto por Samosa Indiana (pastéis) de carne e pernil acompanhados pela deliciosa salada jamaicana combinados com dois molhos distintos: um de pimenta adocicada e outro de chutney de abacaxi.
Sensacional, concorda? Ele é feito de uma mistura de sabores que juntos dão água na boca e brilho nos olhos! Por isso convidamos os donos do Bar Dafoca para nos ensinar a criar esse tira-gosto incrível e garantir mais uma receitinha para o nosso caderno! Então vamos logo para a resenha:

INGREDIENTES:

SAMOSA INDIANA
200g de carne de porco para o samosa de porco
200g de carne moída para o samosa de carne
25g de pimenta dedo de moça e cheiro
10g de gengibre
10g de cebolinha
10g de menta
15g de coentro
5g de tomilho
5g de cúrcuma
20g de alho amassado
200g de cebola
5g de cominho

1 Rolo de Massa Harumaki (Massa de rolinho primavera)

MOLHO DE PIMENTA
200g de pimenta dedo de moça
125g de manga cortada em cubos
125g de mamão papaia em cubos
125g de tomates descascados em cubos
100g de açúcar mascavo
300 ml de vinagre de maçã
100 ml de suco de limão Tahiti
75g de cebola picada
20g de alho
10g de sal

CHUTNEY DE ABACAXI
300ml de vinagre de maçã
150g de açúcar demerara
5g de cravo
100g de uva passa
150g de gengibre
20g de mostarda em grãos
5g de fava tonka
10g de pimenta dedo de moça
50ml de suco de limão
Uma pitada de sal

SALADA JAMAICANA
7 cebolinhas
1/2 maço de salsa
Tomilho fresco
20g de alho
4 grãos de pimenta jamaicana
Suco de 1/2 limão
2 colheres de sopa de óleo
10g de pimenta dedo de moça e de cheiro
40ml de água

Sal e pimenta do reino à gosto.


MODE DE PREPARO:
Inicie o processo pelo preparo das carnes para a Samosa Indiana, desfiando-as e colocando-as na panela com um fio de azeite e cebola, em ponto médio. Aos poucos adicione os temperos de sua preferência (os mencionados acima foram os utilizados para a receita do Bar Dafoca). Em seguida, mexa bem a mistura e reserve o recheio.
Depois separe as “folhas” das massas de Harumaki e adicione o recheio. Dobre-as como um triângulo juntando as pontas. Seus pastéis estão prontos e vamos ao próximo passo: O preparo dos molhos!
Para realizar o molho agridoce de pimenta, você deverá colocar todos os ingredientes mencionados em uma panela e manter a combinação por 20 minutos em fogo médio. Lembre-se de mexer para não queimar! Em seguida, bata a mistura em um liquidificador até obter um composto homogêneo. Coloque-os em potes e leve à geladeira. Mantenha-os frio.
O próximo passo é realizar o molho de Chutney de Abacaxi. Para isso, separe os ingredientes e coloque-os um a um na panela, em fogo médio. Misture-os até formar uma calda consistente (estilo geleia). Espere esfriar e coloque-os em potes e leve à geladeira. Mantenha-os frio.
Para finalizar nossa receita, realizaremos o preparo da salada. Para preparamos a salada jamaicana, vá ao fogo e pré-aqueça no fogo médio a cebola e o alho picados, até quase dourar. Em seguida acrescente os ingredientes junto com a água e reserve-os até murchar. Monte o visual do seu prato com as combinações da receita e sirva. Bom apetite!

A receita do petisco “As Quatros Estações” leva cerca de 1h e serve 3 pessoas (12 pastéis por receita).

Foto pela butequeira @ianegoncalves

Agora que você já sabe como realizar, pode aproveitar esse final de semana para convidar a galera pra petiscar! Depois nos conte o que achou, combinado?

Leia Mais →

Top 10: Acompanhamentos Curingas do Comida di Buteco!

Para começar ou fechar com chave de ouro o preparo de um petisco, nada melhor que dar a ele um toque especial com os temperos e ingredientes certos. Peças-chave na cozinha, os acompanhamentos são capazes de transformar um simples prato em uma verdadeira obra-prima para o nosso paladar butequeiro. Estes, muitas vezes, se tornam indispensáveis na cozinha de casa e a verdadeira graça em nossas cozinhas, está em experimentá-los dos mais diversos e inusitados modos.
Pensando nisso, criamos essa listinha de Top 10 de Acompanhamentos Curingas dos Petiscos do Comida di Buteco. Assim poderemos recordar alguns dos tira-gostos mais saborosos que passaram pelo nosso concurso e também separar 10 itens essenciais para termos na nossa cozinha butequeira! Então bora lá:

1 – Torresmo
Foto por: Bar dos Amigos

2 – Mandioquinha
Foto por: @bar_do_bene_10

3 – Batata (Frita/Assada/Cozida/Purê)

Foto por: @diorgeoficial

4 – Bacon
Foto por: @recantochopp

5 – Cebola Empanada
Foto por: @baramigao

6 – Queijo
Foto por: @bardojaoetradicao

7 – Pão
Foto por: @dicasdebar

8 – Cuscuz
Foto por: @marcaodasostras

9 – Dadinhos de Tapioca
Foto pro: @papodicolher

10 – Condimentos/Molhos
Foto por: Butequim Vila Rica

Além desses clássicos, também temos massas, caldos, pimentas e legumes, né galera? Com esses sabores inesquecíveis, qualquer cozinha butequeira consegue criar um petisco digno para ser campeão no nosso concurso.
Você acha que há outro ingrediente ou acompanhamento que também é extremamente importante? Fala aí nos comentários!

Leia Mais →

Vencedor Nacional do Comida di Buteco inspira pratos de voos internacionais da Azul!

As saborosas refeições servidas a bordo dos voos da empresa aérea Azul, nos deixaram com mais água na boa durante esse mês de Novembro. Pois, quem voar com a companhia partindo de Belo Horizonte, Campinas e Recife para destinos internacionais, poderá saborear o petisco do nosso Campeão Nacional, Rancho Vô Joaquim (@barvojoaquim). Incrível essa novidade butequeira, né?

Para recordá-los do petisco campeão “Mineirice Uai”, separamos uma foto do @golegula dessa delícia. Originalmente, o tira-gosto é composto por carne de porco cozida e conservada na gordura enlatada, pimenta de Cambuci recheada com massa de linguiça com provolone e acompanhado por torresmos, cachaça mineira e geleia de pimenta. Esse petisco traz o verdadeiro sabor da comida caseira, não é mesmo?


Contudo, devido as necessidades de preparo para os pratos a bordo, a iguaria mineira realizada pela dona Rita e seu Adilson para a edição desse ano, ganhou uma releitura e o petisco foi adaptado para essa ocasião especial. O prato inspirado é composto por carne de lata com tutu de feijão e couve à mineira, acompanhado de uma deliciosa manteiga de garrafa. Essa gostosura caseira abaixo:

É um orgulho imenso ver nosso concurso atravessando fronteiras e chegando aos céus ao lado do nosso campeão nacional em parceria com a empresa Azul. Poder compartilhar as histórias e sabores dos nossos butecos ganhou um novo patamar e a experiência agora é NAS ALTURAS! Que tal aproveitar esse feriadão para curtir o Mineirice Uai de um jeito novo? :)

Leia Mais →