Blog Papo de Buteco: Fique por dentro!

Confira tudo sobre a Etapa Nacional do Comida di Buteco: Fizemos um compilado de todas as informações para você estar 100% preparado para a próxima etapa!

Quando começou a Etapa Nacional? Quantos butecos concorreram? Quais participantes já levaram o título de Melhor Buteco do Brasil? Calma, se você tem todas essas dúvidas, essa matéria foi feita pra você!

Prezando pelo conhecimento do Comida di Buteco e para despertar curiosidade em nossos butequeiros, vamos explicar tim-tim por tim-tim da segunda fase do concurso. Então, sem mais, vamos a nossa HISTÓRIA:

Em nossa 17ª edição do concurso, estávamos em busca de mais desafios para a nossa missão de firmar o buteco na cultura e gastronomia brasileira, assim nos surgiu a proposta de exploramos o Comida di Buteco em: UMA ETAPA SÓ PARA OS CAMPEÕES. Onde juntaríamos os vencedores de todas as regiões concorrentes da etapa inicial para disputar mais uma vez, porém somente entre os butecos que chegaram mais longe no pódio e surpreenderam em todos os quesitos do nosso concurso, o que tornou a disputa muito mais saborosa e difícil. UMA VERDADEIRA COMPETIÇÃO DE GENTE GRANDE! Rs

Assim, durante o Comida di Buteco 2016, surgiu a ETAPA NACIONAL, com a participação de todos os 20 butecos campeões daquela edição e nos consolidamos como um CONCURSO NACIONAL!

Foto por: Marcos Pinto

OK, MAS COMO FUNCIONA O PROCESSO DE ESCOLHA E VOTAÇÃO?

Realizamos mais 1 mês de disputa butequeira, mas dessa vez a responsabilidade da votação vai para a nossa comissão exclusiva de jurados especializados em comida e buteco. Essa comissão é composta por 3 jurados: um da própria cidade do campeão que irá avaliar e outros 2 de cidades diferentes, todos selecionados a dedo, para visitar e avaliar todos os campeões e, assim, escolher o MELHOR BUTECO DO BRASIL.

Assim como nós, os jurados também votam nos critérios: ATENDIMENTO, HIGIENE DO BUTECO, TEMPERATURA DA BEBIDA E SABOR DO PETISCO. Uma missão nada fácil, pois TODOS SÃO OS MELHORES de suas cidades. Porém, alguém tem que escolher o campeão dos campeões!

UAU, QUE BACANA. CONTUDO, QUERO SABER DOS BUTECOS QUE JÁ DISPUTARAM. QUAIS SÃO ELES?

Em 2016 tivemos a participação de 20 butecos na competição do MELHOR BUTECO DO BRASIL: Quiosque Beer, de Manaus; Boteco da Nina, de Belém; Bar do Nem, de Fortaleza; Confraria do Zé Perninha, de Recife; Boteco da Mídia, de Salvador; Confraria Chico Mineiro, de Brasília; Universo do Beiju, de Montes Claros; Wisquinão Bar, de Goiânia; Já To Inno, de Belo Horizonte; Mussa Petisqueira, de Uberlândia; Galpão, do Vale do Aço; Bar do Bené, de Juiz de Fora; Bar do David, de Poços de Caldas; Vila Aurora Bar, de São José do Rio Preto; Spettus Bar, de Ribeirão Preto; Bar Preste Atenção, de Campinas; Boteco do Murruga, de São Paulo; Bar do David, do Rio de Janeiro; Dom Rodrigo, de Curitiba; e o Tuim, de Porto Alegre!

No ano de 2017, contamos com outros 20 butecos na disputa pelo título: Quiosque Beer, de Manaus; Boteco Nina, de Belém; Espaço Casa da Sogra, de Fortaleza; Bar do Cabo, de Recife; Xique Xique, de Salvador; Mercado 301, de Brasília; Kina do Caipirão, de Montes Claros; Dom Cirus, de Goiânia; Santuário Retrô Botequim, de Belo Horizonte; Point do Mercado, de Uberlândia; Galpão Bar, do Vale do Aço; Bar do Tonho, de Juiz de Fora; JK Bar, de Poços de Caldas; Bar do Cidinho, de São José do Rio Preto; Spettus Bar, de Ribeirão Preto; O Botequim do Beto, de Campinas; Bar do Jão, de São Paulo; Bar do David, do Rio de Janeiro; Baba Salim, de Curitiba; e o Tuim, de Porto Alegre!

Já em 2018 fomos agraciados com a participação de 21 campeões, pois tivemos a participação de mais uma cidade na edição. E a competição ficou assim: Quiosque Beer, de Manaus; Confraria do Fraga, de Belém; Varandão da Vila, de Fortaleza; Esquina do Malte, de Recife; Sushili, de Salvador; Amigão, de Brasília; Estação 23, de Montes Claros; Dom Cirus, de Goiânia; Bar Bambú, de Belo Horizonte; Bar do Carlinho, de Uberlândia; Bar do Paulinho, do Vale do Aço; Bar do Torresmo, de Juiz de Fora; Boteco Cana Benta, de Poços de Caldas; Bar do Cidinho, de São José do Rio Preto; O Linguiceiro Bar, de Ribeirão Preto; Buteco Rancho Vô Joaquim, de Campinas; Bar do Jão, de São Paulo; Boteco do Portuga, do Rio de Janeiro; Schnaps Bar, de Curitiba; Tuim, de Porto Alegre e o Tonho Boteco, de FLORIANÓPOLIS – cidade inédita!

Nesse ano contaremos com 21 butecos incríveis, saca só a listinha: Tambaqui no Ponto, de Manaus; Paladar Gi, de Belém; 100 petiscos, de Fortaleza; Feijoada do Mano, de Recife; Sushili, de Salvador; Mercado 301, de Brasília; Carrancas Mercado, de Montes Claros; Boteco do Filhote, de Goiânia; Tanganica, de Belo Horizonte; Mussa Petisqueira, de Uberlândia; Bar Galpão, do Vale do Aço; Empório do Sabor, de Juiz de Fora; Bar do David, de Poços de Caldas; Bar do Cidinho, de São José do Rio Preto; O Linguiceiro Bar, de Ribeirão Preto; Bar do Léo, de Campinas; Bar do Jão, de São Paulo; Desacato Bar, do Rio de Janeiro; Schnaps Bar, de Curitiba; Bar Chopp Petiscos, de Porto Alegre e o Sufoco’s bar, de Florianópolis!

E QUAIS GANHARAM A DISPUTA?

Em 2016 o pódio foi assim:
1º LUGAR: Bar do David, do Rio de Janeiro
2º LUGAR: Vila Aurora Bar, de São José do Rio Preto
3º LUGAR: Dom Rodrigo, de Curitiba

Em 2017 o pódio foi assim:
1º LUGAR: Bar do Jão, de São Paulo
2º LUGAR: Bar do David, do Rio de Janeiro
3º LUGAR: Tuim, de Porto Alegre

Em 2018 o pódio foi assim:
1º LUGAR: Buteco Rancho Vô Joaquim, de Campinas
2º LUGAR: Confraria do Fraga, de Belém
3º LUGAR: Boteco do Portuga, do Rio de Janeiro

E agora seguimos aguardando o pódio dos campões que marcará nossa edição dos 20 anos!! Algum palpite? Compartilhe conosco os seus favoritos ao título!

 

Leia Mais →

Para finalizar o nosso time de campeões do #ComidadiButeco20anos: O pódio de Goiás!

E, pra finalizar de vez e com chave de ouro nossa edição especial dos 20 anos, divulgaremos o campeão da última cidade participante: Goiás!!!

Sim, Goiânia é presença forte no Comida di Buteco e o pessoal aguentou firme, até hoje, para descobrir quem finalmente levou a melhor. O público representou muito essa cultura butequeira, visitando, votando e elegendo o melhor buteco de 2019. E AGORA iremos conhecer aqueles 3 butecos que mandaram bem demais no atendimento, na higiene, na bebida gelada e, principalmente, na criação do tira-gosto participante! Estão ansiosos por aí??

Foram 31 butecos, todos muito bem selecionados e muito engajados, que aproveitaram todo o sucesso e carinho do público e que, daqui pra frente, esperamos que suas vidas sejam transformadas, cada vez mais, para MUITO melhor!

Sendo assim, eis aqui o anuncio dos campeões do Goiânia!

Em 3º lugar, ficou o Camargos Chopp, com um atendimento de primeira e a delícia criada “Tilápia do Camargo”, o buteco ficou na mente dos goianos com muito carinho! O petisco era composto por tilápia recheada com Champignon, alcaparras e provolone. Servida com molho da casa! Uma verdadeira maravilha butequeira!

Quem ficou com a vice-liderança, foi o Bar do Dodô, que se tornou um point butequeiro para os goianos, sendo um belo exemplo de buteco! Evidenciando a criatividade da equipe do Bar do Dodô, eles nos apresentaram o Acarajé Japonês para essa edição, e como o nome sugere, o tira-gosto é uma delícia de bolinho de Salmão, com recheio de cream cheese e camarão simulando um acarajé. UMA PORÇÃO SENSACIONAL!

E, finalmente, O GRANDE CAMPEÃO, que fez bonito e representou em todas as características do concurso: Boteco do Filhote!

Eles, que criaram o delicioso petisco Moquequita, uma composição genial de mini cestinhas de massa de pastel assada, recheada com Filé de Saint Peter puxado no Azeite de Oliva e leite de coco cremoso. Deram um show de sabor!!!

Assim como nas outras cidades participantes, também tivemos desafios dos nossos patrocinadores em Goiás e esses foram os butecos premiados que também subiram ao palco nessa tarde:

Homenagem: Bar Frango Gaúcho

Desafio Perdigão: Woodstock Rock Bar

PARABÉNS BOTECO DO FILHOTE, parabéns a todos os colocados e aos demais butecos que marcaram presença e deram o melhor de si nessa edição do Comida di Buteco 2019!

Finalmente, todos os campeões estão escolhidos e agora é só aguardar pelas notícias da ELEIÇÃO NACIONAL, a segunda rodada do Comida di Buteco 20 anos, dessa vez para eleger o MELHOR BUTECO DO BRASIL!

Até mais!

 

Leia Mais →

Mais uma cidade para se juntar no time campeões: MANAUS, vem conferir o pódio completo!!

E mais uma cidade teve a uma noite tomada pela expectativa de conhecer O MELHOR BUTECO de lá: Manaus. E agora, mais do que nunca, estamos perto da disputa nacional e de preencher o nosso time de campeões!!

<3 AGUENTA CORAÇÃO!!! <3

Nesse ano, tivemos 16 butecos disputando, acirradamente e com muita garra, o título de MELHOR BUTECO de Manaus e que fizeram por merecer, não só pelo atendimento impecável, cerveja geladinha e higiene do buteco, mas pelo tira-gosto maravilhoso!

O público de Manaus teve um trabalhão para escolher seu predileto, nossos jurados nem se fale, mas SAIU O PÓDIO, e agora chegou a hora de conhecer quem levou a melhor nessa edição e quem vai disputar, em breve, o título de MELHOR BUTECO DO BRASIL!

Então, sem mais falação, vamos ao pódio do #ComidadiButeco20anos de Manaus:

No 3º lugar, tivemos o conhecido e apreciado Espetus du Manu, que deram uma lição e tanto nos participantes do concurso, mostrando muita dedicação no atendimento e higiene impecável. Para essa edição, eles apresentaram o Caboco Pávulo! Quem foi lá teve o prazer de experimentar, ficou extasiado com o sabor dos espetinhos de pirarucu, folhas de cariru, pimentão e queijo coalho, empanados com fainha panko e uarini e fritos. Servidos com banana pacovã frita, molho de camarão e farofa especial! Olha ele aí:

Já o 2º lugar, que levou o título de vice-campeão, foi um buteco que a galera de Manaus conhece e adora em todos os quesitos do concurso: Quiosque Beer! Nessa participação do concurso, o pessoal do Quiosque Beer colocou aquela receita típica em jogo e criou o Quánana, um petisco incrível de chips de banana coberto com filé de pato desfiado acrescido de jambu, regado com calda de laranja. Genial e com muito sabor da Amazônia!


E o GRANDE CAMPEÃO, que saiu à frente de todo mundo e representou Manaus como o MELHOR BUTECO, foi o Tambaqui no Ponto!

Criador do maravilhoso petisco que resgata os sabores da Amazônia com uma pitada baiana e ficou conhecido como Acarajé Amazônico, um incrível acarajé com massa de tambaqui e camarões frescos. UM SABOR INIGUÁLAVEL E QUE SÓ MANAUS TEM! Olha essa beleza:

Seguindo com nossas homenagens da Saideira, contamos com a premiação de mais butecos nos desafios realizados pelos nossos patrocinadores e foi divertidíssimo fazer parte dessa farra. Olha só quem subiu ao palco:

Homenagem: Churrasquinho do Wilson

Desafio Perdigão – Espetos du Manu

PARABÉNS A EQUIPE DO TAMBAQUI NO PONTO!! Vocês mandaram muito bem e representaram os butecos concorrentes e, claro, o sabor típico de Manaus. Nos vemos novamente na eleição dos campeões!

Aos demais butecos, agradecemos por fazerem parte disso conosco e por mostrarem o melhor de Manaus nessa disputa butequeira! Até a próxima edição e ficaremos juntos pela torcida do Tambaqui no Ponto como o MELHOR BUTECO DO BRASIL!

Leia Mais →

Tem mais um campeão no time do #ComidadiButeco20anos. Agora é a vez de São José do Rio Preto descobrir seu pódio!

Vocês esperaram ansiosamente e o grande dia chegou: Estamos chegando na reta final de divulgações dos  campeões do #ComidadiButeco20anos! Agora é a vez de São José do Rio Preto, descobrir o seu pódio e o que rolou na Saideira de ontem!


Click por @hi_mundim

Depois de muitos dias de maratona butequeira, conhecemos bares incríveis com diversos petiscos sensacionais para provar e, claro, muita cédula pra preencher. E em 1 mês, vocês fizeram o papel de bons butequeiros, votaram e ELEGERAM OS MELHORES BUTECOS DA CIDADE e já adiantamos: Tem estreante na jogada!

Foram 15 butecos nessa disputa, que foram sensacionais durante todo o concurso, mas apenas 3 podem subir ao pódio, né? Então, que venham à tona os nomes deles, esse é o pódio completo do Comida di Buteco 20 anos de SJRP:

No 3º lugar ficou o estreante Toca da Coruja, que entrou com tudo na disputa e mostrou que é um buteco excelente para conhecer na cidade. #FicaADica! Eles criaram a delícia chamada Ninho da Coruja, um petisco de carne de porco temperada desfiada com molho especial de tamarindo servido em ninho de batata ralada frita e crostas de massinha de pastel. Quem foi, sabe do que estamos falando!

Dando sequência ao pódio, o 2º colocado ficou com outro estreante! Um buteco que se mostrou muito dedicado, com ótimo atendimento e se tornou querido em SJRP, o Bendito Botequim! Eles fizeram uma grande aposta com o petisco Benedito Cupim no Tacho as suas Casquinhas de Siri do Magrão! Essa maravilha nada mais é que Siri refogado junto ao molho, cebola, tomate e pimentões, e gratinado na mussarela!

Click por @aryanerossi04

E agora o GRANDE CAMPEÃO… Sim, ele que chegou ao pódio mais uma vez e se consagrou como TRICAMPEÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, o icônico BAR DO CIDINHO!! Que vem se dedicando a muitos anos no concurso e com certeza se tornou uma parada obrigatória na cidade, para nós até um ponto turístico butequeiro!!
Foto da Saideira pelo @encontreiemriopreto

Esse ano eles vieram com tudo com a sua criação, conhecida como Pilãozinho Caipira! Essas belezas da foto que são feitas por massa de cabotiã recheada com ragu de rabada acompanhada de pesto de manjericão. UMA DELÍCIA DE DAR ÁGUA NA BOCA!

Foto do campeão por @brisandonacozinha

Continuando a nossa noite de premiações, tivemos outros butecos que também subiram ao palco e foram vencedores dos desafios dos nossos patrocinadores. Confira:

Desafio Perdigão: Bendito Botequim

Homenagem: Bar do Cidinho

Parabéns aos vencedores e, principalmente, aos butecos de São José do Rio Preto, que fizeram essa edição ainda mais difícil de escolher só um vencedor! Agora vamos todos juntos comemorar o título de TRICAMPEÃO DO BAR DO CIDINHO e torcer por ele na próxima etapa do concurso!! No encontramos novamente na disputa Nacional! <3

Leia Mais →