Blog Papo de Buteco: Fique por dentro!

Você sabe como funciona a votação do Comida di Buteco? Então vem descobrir com a gente!

Demos a largada no Comida di Buteco 20 anos no final de semana passado, e com ele chegaram várias visitas dos nossos butequeiros. Mas, além de quem acompanha o Comida di Buteco desde o ínicio, nós presenciamos novos apreciadores de buteco em nossos bares participantes. Por isso vale sempre recordar o processo de avaliação do nosso concurso e, se em algum momento ao longo de sua visita no bar, você se perguntou como funciona a votação do Comida di Buteco, então essa matéria é pra você!

Durante o período do nosso concurso, ao visitar um buteco participante e experimentar o petisco apresentado, você receberá a cédula de votação que contém as categorias: SABOR DO PETISCO, QUALIDADE DO ATENDIMENTO, HIGIENE DO BAR e TEMPERATURAS DAS BEBIDAS (sendo alcóolica ou não).

Para validar seu voto, você deverá preencher seus dados pessoais e escolher as notas de 0 a 10 para cada critério. Após realizar corretamente (sem rasuras ou rabiscos) o seu voto, você terá que entregar ao garçom para inseri-lo na urna – recomendamos que o processo seja feito por você, mas em alguns butecos a urna fica em lugares estratégicos. A votação popular ficará aberta até o dia 05 de Maio ou 12 de Maio dependendo da cidade, por isso: ATENÇÃO AO PRAZO!

Vídeo por: @zinecultural e @donaprodutora

Lembramos que sua cédula de votação será conferida e validada pelo instituto de pesquisa, e se for detectado algum erro ou falta de informação, SEU VOTO SERÁ DESCARTADO.

Por termos um público que, além de fãs e apreciadores, são também verdadeiros entendedores de butecos, 50% do peso do resultado recai sobre os VOTOS POPULARES. Os outros 50% são de responsabilidade de um JÚRI DE CONVIDADOS ESPECIALISTAS, que também avaliam as mesmas categorias.

Foto por: @ondecomeremrecife

De ano em ano, a partir dos votos gerais, realizamos uma classificação dos butecos daquela edição e uma parte dos participantes é renovada de acordo com a posição na classificação geral. Desta forma, abrimos sempre oportunidade para que novos bares entrem no nosso concurso, gerando sempre a curiosidade de quem estará dentro ou fora em todas as edições!

Se ainda possuem dúvidas quanto ao nosso processo de votação, sintam-se a vontade para deixar suas perguntas nos comentários da matéria ou em nosso post. Vamos respondê-los, pois queremos que todos os butequeiros tenham todas as informações para experimentar, votar nos butecos, e assim escolher os vencedores do Comida di Buteco 20 anos. Bora petiscar, pessoal! <3

Leia Mais →

É OFICIAL: COMEÇOU O COMIDA DI BUTECO, MAS VOCÊ SABE O TEMA DESSE ANO?

Agora é oficial butequeiro, estamos na época do ano mais aguardada pelos amantes boêmios de comida raiz do nosso pais: CHEGOU O PRIMEIRO FINAL DE SEMANA DO COMIDA DI BUTECO!!

Foto por: @farofacultural

Estamos finalmente presentes na 20º edição e, como todo grande marco em nossas vidas butequeiras, essa data precisa ser guardada e lembrada de forma especial. Por isso estreamos o dia esperado 12 de abril, dando a largada na querida sexta-feira, nos nossos incríveis butecos participantes. Mas, como falamos anteriormente, nossos 20 anos teriam que ser especiais e não poderiam passar em branco como uma simples ida aos nossos butecos, certo? Dessa forma, surgiu o tema desse ano é: 20 anos, 20 reais!

Fugindo um pouco da proposta dos ingredientes obrigatórios, nós preferimos firmar nossos 20 anos associando ao valor obrigatório do petisco. Sendo assim, nessa edição teremos a perfeição butequeira: Buteco Bom, Barato e Justo!


Foto por @guiadolugarzinho

Nossa história ao longo desses anos é extensa e com certeza somos gratos por essas duas décadas de vida. Afinal, quais concursos raiz perpetuaram por tanto tempo? Essa nossa jornada todos vocês já sabem, mas, e a dos butecos?
Eles são a parte fundamental do nosso concurso e possuem milhares de histórias engraçadas, familiares e boemias para contar. Então corre pro nosso site (hiperlink) para conferir os participantes desse ano, pois entre os 500 (quantos butecos temos ao todo nesse ano?) butecos que temos disponíveis nas 21 cidades participantes, com certeza você encontrará várias histórias especiais!


Aproveite esse final de semana no estilo butequeiro, porque não há modo melhor do que curtir o início do Comida di Buteco 20anos se não for no bar! Não esqueçam de marcar a hashtag #ComidadiButeco20anos para acompanharmos seus momentos no nosso concurso! <3

Leia Mais →

Curiosidades #ComidadiButeco20anos: O termo Buteco, sua origem e história!

Boteco, bar, botequim, birosca, botica, bodega, apothéke, seja como queria chama-lo todos tem o mesmo significado. Mas você conhece a sua origem e seu significado? Como será que chegamos aos butecos que conhecemos hoje no Brasil inteiro e que amamos tanto? Fica tranquilo, reservamos essa curiosidade para começar Abril com um esquenta para o #ComidadiButeco20anos!

Foto do famoso @bardoabilio de BH, tirada no tempo que era uma pequena mercearia.

A palavra boteco surgiu da abreviação de botequim, mas estes termos provêm inicialmente do grego apothéke ou apotheca – que significava armazém e, posteriormente, farmácias.  Posteriormente, surgiram botica e bodega, oriundos do português de Portugal e do espanhol da Espanha, nomes dados a pequenos estabelecimentos comerciais gerias e mercearias.
Esses locais que antigamente vendiam mantimentos, bebidas e miudezas. Além de serem caracterizados por venderem diversos produtos, os botecos passaram também a ser um ponto de encontro entre os fregueses.

Salão do bar Americano, em Fortaleza, meados de 1936, mercearia de propriedade do Salomão Benício de Sampaio. Fonte: fortalezaemfatos.com.br

No Brasil, a origem do bar está diretamente associada à abertura dos armazéns portugueses no Rio de Janeiro do século XIX. Por serem localizados nas margens portuárias, consequentemente eram pequenos, sem muita estrutura e frequentados por homens – estes que eram trabalhadores cansados e buscavam um refúgio, por isso possuíam uma imagem pejorativa e marginalizada.
Mas como eles viraram os famosos butecos que conhecemos? Com o tempo e maior popularidade, os locais foram mudando a estrutura, ganhando mais espaço para cozinhas, mesas e balcões, passando a receber novos públicos, tendo um ar mais familiar.

Foto da Dona Arminda e Manuel “Berinjela” na inauguração do @bardoberinjela_ em 1964.

Já o nosso querido termo BUTECO, com U, vem da forma carinhosa do mineiro chamar seus queridos bares. Significa acima de tudo SIMPLICIDADE E AUTENTICIDADE. Símbolo principal da querida BH, do nosso concurso e da história do nosso país!
Os butecos sempre foram sinônimos de comida boa, ambiente democrático e descontração, e esse formato não mudou nada. Inclusive, gostamos de defini-lo dessa forma: “O buteco é um lugar sem sobrenome, mas com muita história. Onde não há cor, porque é colorido por natureza. Onde não existe nacionalidade, mas todos falam a mesma língua. Onde não tem preconceito, religião ou profissão. Onde todos falam de tudo e de todos. O buteco é um lugar onde se faz amizades e se paquera. O buteco é cultura e cumplicidade.” (Autor desconhecido)

Por acreditarmos que os butecos fazem parte do nosso país, surgiu o Comida di Buteco, com o objetivo de resgatar os butecos autênticos, aqueles que todo mundo tem um (ou mais) no coração!

Logo de 2019

No decorrer da nossa caminhada, definimos nossa razão de ser: TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA. E, ao longo dos nossos 20 anos, estamos desenvolvendo um importante papel de fomento aos pequenos negócios familiares e à cultura de cozinha. Transformando região por região, diferentes locais e variadas famílias butequeiras, a famosa “Corrente do Bem”!

Foto do Café Palhares por @renfera27

Assim, com o nosso concurso, os butecos foram sendo valorizados, perdendo a ideia inicial pejorativa, e estão caindo ainda mais no gosto da galera. Hoje participamos em 21 CIDADES, com mais de 600 butecos familiares e estamos rumo a mais uma edição, que nós garantimos que será um sucesso. Alguém aí já está ansioso pelos 20 anos? Porque nós estamos e MUITOOO!

Leia Mais →

Vamos fazer um tour pelas cidades aniversariantes dessa semana: Pode chegar Porto Alegre, Salvador e Curitiba! <3

Devido a série de aniversários que teremos nas cidades participantes do nosso concurso durante essa semana (que será bem cheia), resolvemos mostrar detalhes dessas cidades incríveis, entre curiosidades, dicas e, é claro, tem que ter um pouquinho das delícias culinárias que podemos encontrar nos butecos dos nossos concurso, né?!

Então se prepara para anotar nossas dicas, pois a nossa matéria está cheia de coisa boa! Bora lá:

PORTO ALEGRE
Foto tirada do todosdestinos.com

História
Nossa primeira parada é claro que será a primeira aniversariante, sendo assim, pode entrar Porto Alegre. A capital gaúcha é destaque nacional por sua qualidade de vida e foi fundada no dia 26 de março de 1772, realizando hoje 247 anos. Com uma população muito mista – em média de 25 etnias diferentes, tem características muito diferentes e especiais em sua arquitetura, cultura e culinária, o que a torna uma cidade única e extremamente cheia de sabores (hmmmm)!!

Pontos Turísticos
Caso você vá a Porto Alegre, obviamente existem pontos históricos e culturais que são necessários dar uma passadinha, essas são as nossas dicas:

1# Pôr do Sol no Guaíba

Pôr do sol na orla do Guaíba, em Porto Alegre, RS.  Fotos por Thaisy Sluszz para guiaviagensbrasil.com

Essa é a nossa primeira parada obrigatória e um dos pontos turísticos mais incríveis de Porto Alegre, trazendo muita paz a quem observa a famosa beleza natural do Rio Guaíba. Uma curiosidade bacana é que mesmo sendo chamado de “Rio Guaíba”, não é de fato um rio, mas sim um estuário. Isso mesmo, Guaíba é formado por três rios: Rio Jacuí, Rio Sino, Rio Cai e Rio Gravataí, possuindo inclusive várias ilhas a sua volta.
Dica: Os melhores pontos para contemplar essa beleza são: a Ponte do Estúrio, o Cais do Porto e a Usina do Gasômetro. Aproveite e depois nos conte o que achou, combinado?

2# Brique da Redenção
Foto por Cristine Rochol para o wikipedia.com.br

Para a segunda parada, reservamos um lugar incrível que nos reserva muita história, além de ser um ótimo ponto para fazer compras. Conhecido também como Parque da Redenção, a feirinha de artesanato é bem famosa e cheia de manifestações culturais, reunindo várias antiguidades, com muitas iguarias e degustações. Vale a visita!

3# Buteco Tricampeão do Comida di Buteco: Bar Tuim

Foto do petisco Terra à vista por @guiadolugarzinho
Nossa última parada obrigatória, é claro que envolveria Buteco, afinal todos somos humanos e merecemos uma paradinha dessas! Por isso, separamos um belo passeio pelo centro de Porto Alegre para cairmos na rua do atual campeão da cidade, Bar Tuim.
Entre variadas delícias, podemos encontrar bolinhos de bacalhau, lanches diversos e os queridinhos petiscos que fazem parte do título de tricampeões: 1º Lombinho a Dom Ervalho, 2º Navegar É Preciso e o 3º Terra à vista. O buteco do Alexandre é reconhecido como um marco na cidade pelas suas 3 gerações de donos familiares, com bom atendimento e delícias apresentadas. Com certeza essa parada não pode faltar no seu roteiro em Porto Alegre!

Continuando nossa tour pelas cidades aniversariantes, vamos continuar nossa rota pelo sul do país, pode vir CURITIBA!

Foto da A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz de Curitiba, por abrilviagemeturismo.com

História
Fundada em meados de 1693, Curitiba irá realizar 326 anos nessa sexta-feira dia 29 de março. Conhecida como a capital mais fria do Brasil, entre os motivos estão a proximidade do oceano e sua altitude (cerca de 934 metros). Além disso a capital paranaense é curiosamente a segunda cidade do continente americano com o maior número de descendentes poloneses (a primeira é Chicago, nos EUA) e sua mistura não para por aí, encontramos portugueses, alemães, ucranianos e várias outras etnias, dessa forma, apresenta uma grande variação culinária e cultural! E nós nem amamos uma comida típica, né galera?

Pontos Turísticos
Uma cidade extremamente cultural, com milhares de pontos incríveis para se conhecer, Curitiba possui vários teatros, bares, bibliotecas, museus e parques públicos e essa é a nossa listinha de dicas para você conhecer:

1# Jardim Botânico
Foto por abrilviagemeturismo.com

O icônico Jardim Botânico não poderia faltar em nossa lista, uma vez que é o famoso “cartão de visita” da cidade. Uma curiosidade interessante é que Curitiba é cidade mais verde da América Latina, segundo um relatório Green City Index (Índice Verde de Cidades), realizado pela Siemens com a Economist Intelligence Unit. Incrível, não é?

2# Schnaps Bar
Foto do petisco “BomdePetiscar” para morrer de vontade por @testeicuritiba

A parada que não pode faltar no roteiro de um bom butequeiro, claro que é o campeão do Comida di Buteco da cidade. Afinal, quem nunca viajou e ficou em busca daquele lugar legal, e que é bom pra beber e petiscar? Em Curiba as meninas do Schnaps Bar são craques em atendimento, comida raiz e bebida gelada, então pode confiar e degustar o delicioso prato “bomdepetiscar” apresentado na edição passada. Confere essa delícia e depois conta pra gente o que achou, fechou?

Agora nossa próxima e última parada é no Nordeste e mudando do frio para o calorzão, seguimos nossa viagem pelo Brasil em busca das cidades aniversariantes do concurso. Já sabe qual é? Chega mais, SALVADOR!
Foto do Pelourinho por dedmundoafora.com.br

História
A primeira capital do país, com muita riqueza cultural e história, Salvador foi a moradia de muitos imperadores e nobres da corte real portuguesa. Sua fundação foi em 29 de março de 1549 e, ao lado de Curitiba, irá completar 470 anos nessa sexta-feira.
Conhecida como “Capital da Alegria” por suas festas, boa energia e felicidade que contagia. Sua culinária peculiar, cheia de temperos e bem “arretada” se deve a grande presença da cultura africana, uma delícia a parte na cidade!

Pontos Turísticos
A capital baiana, conhecida como Bahia de todos os santos, têm muito a apresentar e, se fossemos falar sobre todos seus pontos turísticos não teríamos um fim #FATO. Mas, entre suas várias belezas e destinos incríveis, eis os que moram nosso coração butequeiro:

1# Igreja do Senhor do Bonfim
Foto da Igreja Nosso Senhor do Bonfim por foradatoca.com

Um dos marcos da cidade e a mais procurada entre turistas e soteropolitanos, reúne um conjunto arquitetônico barroco impressionante. Na verdade, Salvador possui mais de 300 igrejas católicas – boatos que são 365, uma para cada dia do ano, fica a sugestão para contarem por aí – sendo uma das cidades com mais acervos artísticos barrocos do país. A beleza cultural da cidade é impressionante até os que não apreciam arte, por isso vale conhecer suas igrejas e museus arquitetônicos!

2# Farol da Barra
Foto por Ana Paula Garrido para o catracalivre.com.br

Além de grande presença artística e religiosa, a cidade de Salvador também possui uma grande presença culinária em vários pontos da cidade, um deles é a nossa próxima parada obrigatória: Farol da Barra. Assim como sua vista incrível para o mar, o Farol tem várias barraquinhas de Vatapá, umbu, acarajé, entre muitas delícias pelo seu caminho. Se for ao Farol, vá com fome, porque você não vai se arrepender de comer essas iguarias dos tabuleiros das baianas!

3# Sushili Bar e Restaurante

Foto do petisco “Japarajé” por @sushili16

Continuando nosso roteiro de delícias da culinária baiana, lógico que passaríamos pelo buteco campeão do ano passado da cidade: O novato Sushili! Com muito carisma, o bar japonês apresenta um atendimento impecável e comidas impressionantes, entre eles o petisco “Japarajé” – o famoso petisco de 2018. Fechando nossa última parada das cidades com chave de ouro e muito, mas muito SABOR!

Já sabe qual vai ser o seu roteiro para curtir essas lindas cidades? Então aproveite para explorar mais de nossos butecos em Porto Alegre, Curitiba e Salvador (hiperlink nos nomes das cidades), e aprecie o que a comida raiz brasileira tem de melhor: O BUTECO!! <3

[addtoany buttons="whatsapp,facebook,twitter" url="http://www.comidadibuteco.com.br/vamos-fazer-um-tour-pelas-cidades-aniversariantes-dessa-semana-pode-chegar-porto-alegre-salvador-e-curitiba/" title="Vamos fazer um tour pelas cidades aniversariantes dessa semana: Pode chegar Porto Alegre, Salvador e Curitiba! <3" ] Leia Mais →