Blog Papo de Buteco: Fique por dentro!

Bora comemorar o Aniversário de Recife conhecendo detalhes do que é ser recifense: Confira as 5 curiosidades da capital pernambucana!

Ser pernumbucano (principalmente recifenses) é valorizar sua cultura, sua história e sua criatividade, por às vezes ser tabacudo. É ter como patrimonio gírias enigmáticas que só outro pernambucano entende, gostar de suas lindas praias (Alô, tubarão?) e também se vangloriar dos arredores de Recife e suas linhas retas, certo? Por isso, resolvemos separar algumas curiosidades da capital pernambucana pra vocês aproveitarem o Aniversário de 482 anos de Recife como se deve: descobrindo variados #FunFacts, cozinhando e saboreando petiscos e se sentindo parte da cidade!

Então, vamos às curiosidades:

#01 Fun Fact: HISTÓRIA
Para começar nossa lista de curiosidades, temos que saber um pouco (ou muito rs) sobre a história da cidade, certo? Eis que Recife foi formada por volta de 1.548, quando um núcleo de pescadores se formou entre os rios Capibaribe e Beberibe e o mais incrível de sua história é que Recife não foi a única cidade a ser a capital de Pernambuco, PASMEM!!
Sim, sim, um choque para quem não é da região. Acontece que durante a invasão holandesa, em meados de 1630 a 1654, Olinda era a sede do governo e pouco tempo depois os comerciantes de olindenses e os recifenses passaram a brigar para ter tal título, mas Recife saiu vitorioso na Guerra dos Mascates e se tornou a capital pernambucana!

Foto do passeio Catamarã, retirada da revista Viagem e Turismo, Abril.

#02 Fun Fact: HISTÓRIA (Parte 2)
Além disso, outo fato curioso é que Recife é uma das únicas cidades invadidas que homenageia o invasor, no caso do Maurício de Nassau. Que inclusive possui uma estátua em uma das principais praças da cidade! Sua “fama” é reflexo da expansão urbana durante o comando do conde, curioso não? Inclusive, devido à sua arquitetura europeia, é uma das cidades mais bairristas em linha reta da America Latina!

#03 Fun Fact: CULTURA
Vocês sabiam que o Recife é o maior consumidor de Whisky do país? Isso mesmo, PAÍS! Esses dados foram revelados pela prestigiada revista inglesa “The Whisky Magazine” e uma coisa nós aprendemos: Os butequeiros recifenses não vão aos butecos pra brincar!
De acordo com o jornal El País, se você procurar no Google “Recife maior” vai encontrar as opções: 1- do mundo, CONSUMIDOR DE WHISKY e que fortaleza!
~ Te damos 5 segundos para você pesquisar e voltar a ler nossa matéria. Aproveite! ~

#04 Fun Fact: PRAIAS
Se você procura lindas praias para se aventurar durante suas férias, Recife é o seu lugar. Ou quase. Pois suas praias são de fato incríveis, mas devido à influência de Porto Saupe e a mudança de ecossistema, as praias não são recomendadas para banho por conta da enorme quantidade de tubarões.

Foto retirada da página bol do site da uol

#05 Fun Fact: MÚSICAS
No reino da cidade do Recife, Roberto Carlos não é rei e não tem autoridade. O cantor é respeitado e admirado por muitos, mas se tratando da dinastia musical, o Recife tem outro rei e ele é o ícone Reginaldo Rossi. Quem aí não gosta da música “A dama de vermelho”? Um clássico, queridos!

#06 Fun Fact: COMIDAAAA
Como não poderia faltar esse tema na nossa seleção de curiosidades sobre o Recife, reservamos o melhor para o final. Essa culinária extremamente saborosa vai muito além dos famosos bolos de rolo (Sim, você leu certo, NÃO É ROCAMBOLE!) e para trazer um pouquinho do sabor típico recifense pra vocês, separamos a receita do petisco Tulipinha do Malte, realizado pelo buteco Esquina do Malte que foi eleito vencedor local do Comida di Buteco 2018!


FOCO NA RECEITA:
Ingredientes
* 3kg de batatas
* 1 kg de tulipas de frango
* 4 dentes de alho
* 1/2 limão espremido
* Farinha de trigo a gosto
* Óleo a gosto
* Sal a gosto
* Pimenta a gosto
*Realçador de sabor a gosto
* Temperos variados a gosto, como: açafrão, cominho, cebolinha, páprica, mostarda, entre outros.

Foto do @esquinadomalte

MODO DE PREPARO:
Inicialmente, lave bem as tulipas de frango e tempere com o sal, a pimenta e demais ingredientes escolhidos, como o açafrão, limão e, claro, o realçador de sabor. Em seguida, deixe-o marinar nesse tempero por aproximadamente 30 minutos, depois deixe escorrer o tempero e passe as tulipas uma a uma na farinha de trigo.
Em uma panela de pressão, adicione o óleo e deixe-o esquentar. Quando estiver quente, coloque as tulipas e feche a panela de pressão sem o pino. Deixe fritar por 10 minutos e abra a panela para virar as tulipas, depois feche novamente sem o pino por mais 10 minutos ou até ficar dourado (para isso acompanhe). Para finalizar, escorra em um papel toalha e reserve-as.
Para as batatas, o primeiro passo é higienizá-las, pois as usaremos com a casca. Depois corte-as no estilo canoa. Para isso, corte as batatas ao meio, depois ao meio novamente. Para deixar no formato canoa, corte as laterais na diagonal.
Em seguida, leve-as para cozinhar em uma panela com bastante água e bastante sal até que elas fiquem al dente: cuidado para não cozinhar demais, pois elas precisam oferecer um pouco de resistência.
Depois, unte uma assadeira com o azeite e espalhe bem as batatas. Tempere-as a gosto com sal, pimenta, páprica e alecrim, depois coloque os alhos junto com as batatas na assadeira: eles darão um toque extra de sabor.
Finalize regando-as com um pouco mais de azeite e leve para assar no forno preaquecido a 280º C até que estejam douradas e crocantes. Esfrie por 5 minutos e monte seu prato.
Separe as tulipas com as batatas e sirva em uma travessa enfeitada para destaque. Depois nos diga o que achou?!

Foto do buteco @esquinadomalte

Entre tantas curiosidades e cultura, conta pra gente: qual foi a sua preferida? Aproveite essa terça-feira para comemorar muito, pois a cidade merece! Parabéns pelos seus 482 anos, Recife!!