Blog Papo de Buteco: Fique por dentro!

Complemente a sua Ceia de Natal com o petisco “Canudinho de Pernil” do Buteco Rancho Vô Joaquim!

Com o Natal a caminho, é inevitável pensarmos na Ceia e, claro, nas delícias clássicas que a acompanham, como o famoso Chester, o tradicional Tender e até o Peru com Salpicão. Porém, como nós gostamos de remar contra a maré, separamos uma receita incrível e super diferentona, que combina com qualquer ocasião e gosto natalino, tudo para você arrasar na Ceia da sua família! #ButecoEmCasa
O tira-gosto escolhido veio diretamente de Campinas-SP e foi realizado pelo Melhor Buteco do Brasil em 2018, o Rancho do Vô Joaquim, mas a receita foi feita lá em 2015. O petisco ficou conhecido como “Canudinho de Pernil” e foi campeão na época – não é à toa que aconselhamos para o seu Natal, não é mesmo? Sabor é o que não falta nessa receita, principalmente quando falamos sobre PERNIL!


Uma curiosidade bacana desse petisco é que na edição de 2015 do nosso concurso, os butecos tiveram o desafio de utilizar frutas na receita e o seu Adilson trouxe uma solução muito fácil, saborosa e CROCANTE: Bananas Chips! <3


Bora pegar o caderno e a caneta para fazer as anotações da receita, pois já estamos com água na boca depois dessas imagens! Vamos lá:

Ingredientes:

Canudinhos
2 ¹/² xícara (chá) de farinha de trigo
¹/² xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de vinagre branco
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de cachaça
Farinha de trigo para enfarinhar
Manteiga para untar

Recheio dos Canudinhos (Pernil)
1 ¹/² kg de pernil cortado em cubos
Sal e pimenta-do-reino à gosto
¹/4 de xícara (chá) de óleo de girassol
¹/² cebola picada
4 dentes de alho amassados
1 tomate sem pele picado
¹/² xícara (chá) de salsinha picada
1 xícara (chá) de azeitona preta picada
150g de requeijão cremoso

Bananas Chips
12 bananas-nanicas
Sal a gosto
Óleo de girassol para fritar


Modo de Preparo:
Canudinhos
Inicialmente, misture todos os ingredientes em uma tigela e mexa-os bem até formar uma massa homogênea. Em seguida, abra a massa em uma superfície lisa e já enfarinhada, abra-a com um rolo até ficar fina. Na sequência corte a massa em tiras finas e enrole-as em canudinhos de alumínio untados com manteiga. Posteriormente, leve-os ao forno médio por 10 minutos, ou até assar. Deixe-os esfriar, depois retire os canudos de alumínio e reserve-os.

Bananas Chips
Comece cortando as bananas em lâminas finas e salgue à gosto. Congele-as e, posteriormente, frite-as em óleo bem quente. Separe-as para esfriar reserve.

Recheio (Pernil)
Em uma tigela, tempere o pernil com sal e pimenta-do-reino (ou outros temperos à sua escolha). Depois aqueça o óleo para fritar a cebola e o alho até dourar. Adicione aos poucos o tomate e em seguida o perfil temperado, fritando a carne até dourar e sempre pingando água aos poucos para “regá-la”. Finalizando o cozimento, deixe o perfil esfriar e desfie-o.
Em outra panela, junte o pernil desfiado à salsinha, azeitona e ao requeijão. Misture-os bem até formar um creme, similar a consistência do patê. Finalize recheando os canudinhos e sirva-os com as Bananas Chips e molhos de sua preferência!

Foto do petisco tirada pela @dicasdami

Essa deliciosa receita é preparada em torno de 1h e rende até 24 canudos, sendo duas porções de 12 unidades. Então aproveite para realizá-la neste Natal e traga mais sabor para a sua Ceia! Depois nos diga o que achou desse aperitivo, combinado? ;)