Blog Papo de Buteco: Fique por dentro!

Confira algumas curiosidades dos petiscos que já foram realizados no nosso concurso e descubra os favoritos!

Entre tantas petiscos e receitas, sempre nos deparamos com milhares de perguntas ao longo do nosso concurso no decorrer desses anos, tais como: Tem petisco vegetariano? Possui tema pra criar o petisco? Qual estilo de petisco é o mais comum? Dessa forma, resolvemos compilar alguns dados dos petiscos passados para listarmos algumas curiosidades para vocês se deliciarem e curtirem ainda mais profundamente o nosso concurso. Bora lá!

Formatos de petisco realizados no Comida di Buteco!

Possui alguma regra para as receitas? Qual é o estilo mais comum? Pra começar, o Comida di Buteco deixa a criação do petisco livre, dentro da temática que ele elege no ano, para os donos dos butecos e por isso sempre tem um ou outro tira-gosto que é o “diferentão” da edição. Mas uma curiosidade é que mesmo os bares tendo liberdade para criar, temos um limite de inscrições de receitas com alguns estilos mais comuns como “bolinhos” e “pastéis”, onde a validação máxima é 20% da base de bares por cidade. Enfim, eis uma pequena análise divulgada pelo G1 sobre os tipos de quitutes servidos no nosso concurso para a cidade do RJ:
– Bolinhos são o ponto forte de alguns butecos do concurso e correspondem a um quarto das receita;
– Cerca de um terço dos petiscos vem empratados e recomenda-se o uso de garfo e faca;
– Escondidinhos ou releituras de pratos rebuscados vem em terceiro lugar.

Os famosos INGREDIENTES!

Qual o ingrediente mais comum? Possui algum com carne de porco? Tem petisco vegetariano? Esse critério anda de mãos dadas com o anterior, uma vez que a criação dos tira-gostos é livre, desde que os donos dos bares criem algo que se enquadre na temática que norteia a receita do ano que pode haver ou não. Entretanto, junto ao pessoal do G1, compilamos alguns dados da edição passada para você ficar craque nas delícias do nosso concurso:
– A  carne bovina é a mais usada nas receitas, onde quatro a cada dez butecos a utilizam como ingrediente principal;
– Em segundo lugar temos a carne de peixe (principalmente o bacalhau), que corresponde a um quarto dos participantes;
– Para o terceiro lugar, temos a Carne de porco. Ela foi a estrela de 10 butecos para as receitas;
– Frango e mix de carnes ficam empatados em quarto lugar nas apostas para serem estrelas nas receitas e são representadas por 5 dos petiscos cada;
– Por fim, mas não menos importante, tivemos os petiscos de 2 bares que não utilizam nenhum tipo de carne nas receitas.

Dados da edição passada fornecidos por: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/comida-di-buteco-conheca-curiosidades-numeros-e-inutilidades-sobre-o-concurso-para-puxar-assunto-nos-bares-do-rio.ghtml

TEMA CONVIDADO

Como funciona o esquema de tema convidado no CDB? Quais ingredientes já foram indispensáveis? Vai ter item obrigatório nessa edição? A respeito desse assunto, nós buscamos incentivar cada butequeiro a pesquisar e criar algo que faça parte da sua essência, que faça parte da história do seu bar. Entre 20 anos de concurso, nós já utilizamos os mais diversos temas, como linguiça e/ou mandioca, frutas, cereais e até mesmo o TEMA LIVRE!
O bacana dessa brincadeira (séria) é justamente a necessidade da criatividade e diversidade nas receitas e lembramos que inovação é um “prato cheio” na hora de avaliar o petisco com a nota máxima, mas que o simples bem feito tem seu valor. Por isso, atenção as receitas dos tira-gostos nessa próxima edição… Já estão preparados?

Fiquem atentos às nossas matérias que aos poucos soltaremos mais curiosidades do CDB e dicas para a próxima edição! <3