Blog Papo de Buteco: Fique por dentro!

Curiosidades sobre o Comida di Buteco: Temas, butecos, cidades e muito mais!

Para começar o 2019 com o pé direito e muita energia boa, separamos algumas curiosidades sobre a história do Comida Di Buteco ao longo desses anos de existência. Pois, como vocês sabem, o concurso completará 20 anos nessa próxima edição e nós já estamos morrendo de ansiedade.
São muitas edições, butecos, campeões, saideiras e muitas transformações de vida para contar! Principalmente das vidas que caminham junto à história do concurso, como o Café
Palhares – um dos bares que está a mais tempo no Comida Di Buteco. Então, bora conferir essas curiosidades butequeiras:

1. Start Butequeiro: Como o Comida Di Buteco começou?
Talvez você não saiba, mas o nosso concurso começou de uma conversa despretensiosa durante uma festa de final de ano da Rádio Gerais FM. Isso aí, num bate-papo entre o produtor do programa “Momento Gourmet” – Eduardo Maya, e o proprietário junto a Gerente de Marketing da época da rádio, propuseram a criação de um evento valorizando a cozinha de raiz e os butecos da cidade de Belo Horizonte. Com o apoio financeiro e o reforço da mídia da Rádio Gerais, o concurso batizado como Comida di Buteco NASCEU! #BornToBeButequeiro


2. Quem idealizou o Buteco como concurso?
Em conjunto da Marília Euláia Araújo (Gerente de Marketing da rádio), Eduardo Maya e João
Guimarães (proprietário da rádio Gerais). Continuamente, o sonho cresceu e ganhou novos
rumos com os sócios Flávia, Ronaldo e Felipe. Atualmente esse concurso é idealizado por um
time de mais de 12 membros em todo o Brasil! #TeamButeco


3. Beága: A primeira cidade butequeira!
O pioneiro dos concursos dedicados exclusivamente aos butecos brasileiros, não poderia deixar de nascer em uma cidade mais apaixonada e dedicada aos botequins. Por isso, Belo Horizonte como a cidade “mãe” dos butecos, foi nosso ponto de partida para conquistar o território nacional!
Em nossa primeira edição do Comida di Buteco, tivemos a participação de 10 butecos e, no mesmo ano de inauguração, o concurso conquistou público, crítica e a graça dos donos dos butecos! Em sequência, no ano de 2008, expandimos o concurso para Salvador, Goiânia e Rio de Janeiro. Hoje estamos presentes em 21 cidades ao redor do território brasileiro!

Foto tirada pela butequeira @lelymarchesotti

4. Na vida tudo muda, inclusive nossos TEMAS (e logos)!

A medida que o concurso se desenvolvia, fomos incrementando-o com temáticas que norteasse a criação dos petiscos e tivemos diversos temas para as regiões do nosso concurso, todos escolhidos através de elementos típicos, abundantes e característicos do nosso país e que, com o passar do tempo, tornaram-se a temas únicos. Além dos temas, nossos logos também foram alterados acompanhando as mudanças do concurso ano após ano. Veja algumas das mudanças e confira o seu preferido:

2012
Em 2012, tivemos temas mistos para as regiões do concurso: Para as cidades de Minas Gerais, foi escolhido o queijo minas (minas artesanal, minas padrão e frescal) como ingrediente obrigatório dos bares participantes; Já os botecos de Goiânia tiveram que trabalhar petiscos com guariroba, milho e/ou baru; E as demais cidades puderam trabalhar livremente os ingredientes de seus petiscos.

2013
Pela primeira vez, em 2013, trouxemos um tema UNIFICADO para todas as 16 cidades brasileiras que estavam presentes em nosso concurso: A linguiça e/ou Mandioca!

2015
Em 2015, atravessamos a linha da criatividade e fomos além no tema do concurso ao trazer Frutas para o mundo butequeiro. Um ótimo tema com muitas possibilidades de uso!

2016
Já em 2016 foi o início da ETAPA NACIONAL. Onde, pela primeira vez, os 20 campeões locais disputaram entre si pelo título de Melhor Buteco do Brasil. Assim nos consolidamos de vez como Concurso Nacional!

2017
Durante 2017, tivemos como tema eleito: Cereais. Que foi  muito bem utilizado de forma característica por cada um dos 500 butecos participantes.

2018
Nesse último ano, tivemos novamente o tema livre com a surpresa de mais uma cidade participante: FLORIANÓPOLIS!!

O que será que nos aguarda para esse próximo ano? Alguma sugestão pelo nosso histórico?

5. Demos um novo significado ao termo: SAIDEIRA!
Desde o início do nosso concurso, realizamos a famosa e querida SAIDEIRA para encerrá-lo em grande estilo. Esse evento se trata de uma festa realizada em BH anualmente para marcar a despedida do concurso Comida di Buteco, assim como dos butecos participantes daquela edição. Tudo organizado com muito amor, alegria e petisco!
No decorrer dos 20 anos, já passaram grandes nomes da música brasileira pela Saideira, como: Zeca Pagodinho, Skank, Oi de Gato, Monobloco, Jota Quest, Moraes Moreira e muitos outros!
Essa incrível festança butequeira se firmou como uma festa tão tradicional, que inclusive a data da Saideira, em BH, foi proclamada pela Câmara Municipal como DIA DO BUTECO. Incrível, não é mesmo?!

Entre essas 5 curiosidades butequeiras do nosso concurso, qual a sua preferida? Já conhecia alguma dessas histórias? Quer saber mais algumas? Compartilhe conosco nos comentários! :)