Blog Papo de Buteco: Fique por dentro!

Dia do Nordestino: Venha celebrar conosco essa cultura que é tão rica e que traz mais sabor ao nosso Brasil!

Celebrado em 8 de Outubro, o Dia do Nordestino é a comemoração do nosso povo cheio de tradição e cultura, uma parte “arretada” do Brasil e que representa a história do nosso país, e que possui uma mistura muito rica entre temperos, costumes, crenças e sabores (principalmente em petiscos).  TUDO QUE AMAMOS!

A culinária nordestina é intensa, repleta de temperos, pimentas e condimentos que caracterizam seu sabor singular, influenciada pela sua história e mescla das tradições africana e portuguesa.  Dessa forma, seus pratos típicos são bem variados e com alto valor calórico, bem raiz e nada light (do jeito que gostamos!).

As regiões mais próximas da caatinga, possuem um tempero mais marcante, sabor forte e com mais sustância. Já as cidades que estão próximas ao litoral, principalmente regiões de porto, dão destaque aos frutos do mar na gastronomia. Mas, de forma geral, os petiscos e comidas nordestinas são caracterizados pelas cores vibrantes, variedade de ingredientes e, claro, sabor apimentado com seus típicos condimentos.

Por isso, como amantes dessa culinária “arretada de boa” e única do nosso país, separamos alguns petiscos que você precisa conhecer e provar (se já não o fez, rsrs) ao viajar para essa região. Veja só:

ACARAJÉ
Foto pelo site Tastemade

A famosa e tradicional receita nordestina, se trata de um bolinho feito com feijão fradinho, sal, alho, cebola, gengibre frito no azeite de dendê e, tradicionalmente, é recheado de camarão alho e óleo, seco e temperado.

Um dos petiscos campeões de Salvador foi inspirado nessa maravilha. Quem se recorda do Japarajé realizado pelo @sushili16 em 2018?


TAPIOCA
Foto pelo site da Ana Maria Braga

Tapioca ou beiju, é uma massa conhecida em todo o Brasil, mas que faz parte do dia a dia do nordestino. De origem Tupi-Guarani, essa delícia típica é feita com goma da fécula da mandioca.

BAIÃO DE DOIS

Foto pelo site Receitas Nestlé

Um dos pratos favoritos dos turistas e dos regionais, o baião de dois é uma mistura de arroz, feijão de corda, carne seca e queijo coalho. Conseguimos descrever essa comida com apenas uma palavra: SENSACIONAL!

Inclusive, esse prato típico foi inspiração para o Seu Fraga, dono do @confrariadofraga (campeão de Belém em 2018), ao apresentar o “Bolinho de Baião de Dois da Mazé”!

Click do petisco por @brocaebreja

VATAPÁ

Foto pelo site Tudo Gostoso

Se existe uma comida saborosa, com certeza é o Vatapá. Um creme apetitoso, típico da região, e que possui várias receitas. A mais tradicional é composta por camarão, pão, farinha de rosca ou fubá, castanha de caju, pimenta, leite de coco, amendoim e azeite de dendê. Muitas vezes é servido como recheio para o Acarajé.

CARNE DE SOL, PIRÃO E QUEIJO COALHO

Foto pelo site Viva RioMar Recife

Uma delícia sem igual, a carne de sol faz parte do cotidiano do nordestino e, geralmente, é consumida com pirão (outra comida típica). Esse prato é produzido muitas vezes com a carne de sol bem assada, queijo coalho e pirão (feito à base de coalhada, leite, manteiga de garrafa e farinha de mandioca).

Um petisco que nos recorda muito essa delícia é o “Conquistando o Sogro”, feito pelo buteco @foliadoboi. Saca só:


SARAPATEL
Foto pelo site M de Mulher

É um prato criado com vísceras de porco, bode ou carneiro, cozida com o sangue do animal e recebe diversas variações pelos estados. Pode ser acompanhado de farinha e pimenta.

Você conhece mais alguma outra comida típica? Diz pra gente nos comentários e aproveite essa semana com #Feriado para se acabar no petisco típico nordestino no buteco, combinado?

Até a próxima! J