Blog Papo de Buteco: Fique por dentro!

Em homenagem aos Italianos, que tal uma receita butequeira? Se prepara para a receita do petisco realizado pelo bicampeão Bar do Jão em 2018!

Situado no tradicional bairro da Penha desde 1994, em São Paulo, o incrível Bar do Jão conta com um ambiente aconchegante, descontraído, amigável e bem familiar. O “Bar do Jão é tradição”, como costumam dizer. E bota tradição nisso, o bar é conhecidíssimo pelo bom atendimento, pelos deliciosos petiscos, bebida gelada, por ser um  bairrista de primeira e muito recomendado pelos seus frequentadores. Afinal, não é à toa que chegou ao bicampeonato do nosso concurso em SP!!


Cheio de histórias, cultura e muito sabor butequeiro, o início do Bar do Jão se deu com o seu Jão, pai de Alexandre. Um legítimo português que saiu da famosa Ilha da Madeira para explorar o mundo e acabou por tentar a vida em nosso país. Já aqui no Brasil, encontrou Dona Arminda e seu Carolino, que o ajudaram a se firmar de vez aqui em São Paulo e o marcaram desde então como família. Tanto que o petisco campeão de 2017, o singular “Bacalhau da Dona Arminda” foi realizado em homenagem ao casal que preparava o saboroso bacalhau! Muito amor, muita história, isso que é buteco!


Entre todos os itens do cardápio, a coroa vai para a tradicional Feijoada do seu Jão, servida em cumbucas de barro borbulhantes todas as quartas e sábados. Mas além dessas delícias, claro que o cardápio se estende a muitos pratos e iguarias portuguesas, como alheiras, bolinhos e, principalmente, os petiscos vencedores “Bacalhau da Dona Arminda”, de 2017, e o inigualável “Entre um queijo e outro, que tal um filézinho?”, de 2018.


Falando sobre os petiscos campeões, o “Entre um queijo e outro, que tal um filézinho?” foi inspirado pela Itália e seus imigrantes que se encontram aos arredores da Zona Leste Paulistana. O Alexandre, que atualmente toca o buteco herdado de seu pai, destaca muito sua descendência europeia nos pratos, pois representa a origem do bar e de sua família!


Mas quando ouvimos a história de um buteco/petisco, como todo butequeiro, nós queremos a receita. Por isso, corra pra pegar o seu caderninho, uma caneta e se prepara para aprender mais um petisco incrível e desta vez em homenagem ao dia dos Imigrantes Italianos. ATENÇÃO, porque vem aí A RECEITA DO CAMPEÃO DE SP:

Dá play e já separa os  INGREDIENTES:

Fonte: Globo Play e @bardojaoetradicao

* 6 mini pães semi-italiano
* 500 gramas de creme de leite fresco
* 50 gramas de queijo tipo mussarela
* 1 kilo de filé mignon cortado em tiras (finas)
* 200 gramas de requeijão cremoso
* 50 gramas de queijo tipo parmesão
* 150 gramas de queijo tipo gorgonzola
* 4 dentes de alho
* Meia cebola cortada
* Temperos à gosto (orégano, sal, pimenta branca, pimenta preta e azeite)

Agora vamos ao que interessa, o MODO DE PREPARO e para dar um gostinho de mestre cuca um GIF do petisco sendo preparado pelo Alê ❤

Comece sua receita batendo todos os temperos escolhidos, a cebola picada e o alho no liquidificador, até ficar com uma consistência pastosa. Feito isso, tempere as tiras de filé mignon e, em uma frigideira pré-aquecida, sele a carne e reserve-a.
Em seguida, na mesma frigideira, coloque o creme de leite fresco, o parmesão, a mussarela, o requeijão e o gorgonzola, aquecendo-os até todos os queijos mencionados derreterem e ficarem cremosos. Depois junte o filé mignon ao molho de queijos e aqueça por mais 5 minutos.
Para finalizar o prato, pegue o pão semi-italiano e retire a tampa da sua extremidade, assim como o miolo do pão – deixe-o similar à uma cumbuca. Feito isso, coloque o molho juntamente às carnes recheando totalmente os pães com uma camada de molho extra no topo. Leve-os ao forno para gratinar por 7 minutos para gratinar.
Separe pratinhos para enfeitar e está pronto seu próprio “Entre um queijo e outro, que tal um filézinho?”!

Foto por @viagenscomidas

Quem é de São Paulo, ou pretende dar uma passada pela capital, não pode deixar de passar bem ali na Penha, Zona Leste de São Paulo, para prestigiar e entender de verdade porque o Bar do Jão levou o título nacional em 2017 e se consagrou Bicampeão da cidade em 2018! Aqueles que já foram e provaram o petisco “Entre um queijo e outro, que tal um filézinho?” nos digam nos comentários o que acharam!

Informações do bar:
  Bar do Jão
Petisco:  Entre um queijo e outro, que tal um filézinho?
Endereço:  R. Antônio Lobo, 33 – Penha
Horário de funcionamento:  Segunda a Sábado 17h às 23h

Imagens usadas na matéria foram retiradas do Instagram @bardojaoetradicao.