Bacalhau da Dona Arminda

Cidade: São Paulo

Buteco: Bar do Jão

Qual foi a sua inspiração na criação do petisco?
Fizemos em homenagem à dona Arminda e senhor Carolino, um casal Português que meu pai conheceu em 1962 ao chegar ao Brasil e esse casal ajudou muito meu pai senhor João, até se estabelecer aqui na cidade de São Paulo. Como meu pai adorava Bacalhau ela sempre fazia esse petisco, foi aí que tivemos a ideia de fazer esse petisco, porém fizemos algumas adaptações mas não alterando a sua originalidade que é o modo de preparo e alguns ingredientes base.

Ingredientes (quantidade e tipo):
500 grs de bacalhau (lombo)
3 cebolas roxas
3 tomates
Azeite extra viegem
1 maço de salsinha
1 maço de cebolinha
100 grs de quinoa
50 grs de linhaça
6 azeitonas pretas portuguesa sem caroço
Pão em baguete

Modo de Preparo (atividade e tempo):
Dessalgue o bacalhau, ferva por 30 minutos aproximadamente e reserve. Corte a cebola e o tomate em cubos, pique a salsinha, a cebolinha e a azeitona preta e reserve. Em seguida ferva a quinoa até ela começar a abrir. Logo em seguida de um choque térmico na mesma com água gelada e cubos de gelo em uma vasilha. Junte todos os ingredientes, regue com azeite, polvilhe com linhaça e fatie os pães para servir.

Acompanhamento:
Azeite extra virgem (20ml) misturado com os seguintes ingredientes (a gosto): pimenta preta, pimenta calabresa, alho em pó, alho fresco , flor de sal, alecrim, manjericão, orégano, salsinha, cebolinha e aroma de fumaça.

Tempo de preparo: 15 a 20min.
Receita rende quantas porções?
6 Porções.



Pular para o conteúdo