Blog Papo de Buteco: Fique por dentro!

Vem aprender o petisco do buteco Carrancas, campeão de Montes Claros!

Voltamos às receitas campeãs do #ComidadiButeco20anos. Afinal, o que o povo pede é lei e por a mão na massa quando o assunto é petisco é BÃÃÃO DEMAIS! E para dar continuidade com boa comida de raiz, por que não compartilharmos a receita do buteco que levou o terceiro lugar do pódio nacional?

Sendo assim, apresentamos a vocês o incrível CAMPEÃO DE MONTES CLAROS: Carrancas Bar!


O bar que foi estreante no nosso concurso, logo levantou a taça, se tornando vencedor da região e conquistando toda a galera de Montes Claros. Com um visual inovador em contraste com o rústico e o moderno, ao se inspirar nas esculturas tão marcantes do Rio São Francisco, ele se destaca pela forte personalidade no Mercadão da cidade.

Mas o tão cobiçado título, chegou devido ao combo do estabelecimento: ótimo atendimento,  comida típica da região norte mineira, higiene e, claro, temperatura impecável da bebida (de cerveja à refrigerantes).

Entre essas características, os petiscos bem caseiros e prazerosos, com certeza fizeram a diferença. Sendo assim, conheçam o petisco “Carrancostela” criado pela mãe do Guilherme e que o ajuda na administração do bar:

Inclusive, esse bar é super familiar. Afinal, o Guilherme recebe a ajuda da esposa, da mãe e das duas filhas. Por isso, nos sentimos como se fosse a nossa segunda casa!

Mas, sem mais de longas, pegue seu caderno de receitas, uma caneta e anota aí as instruções completas dessa delícia apresentada pela galera do Carrancas:

INGREDIENTES
02 kg de Costela Bovina

02 cebolas (cabeça grandes)

20 dentes de Alho

Cebolinha verde a gosto

Sal a gosto

200 gr Fubá de milho

80 gr Farinha de trigo

02 colheres de chá urucum

02 colheres de sopa de óleo de soja

MODO DE PREPARO
Modo de preparo da costela:

Tempere a costela com sal e urucum e deixe-a reservada por duas horas.

Numa panela de pressão coloque duas colheres de óleo de soja e doure o alho e a cebola picados. Em seguida adicione a costela e refogue por 10 minutos. Acrescente 4 litros de água fervente e cozinhe na pressão por 70 minutos aproximadamente. Reserve.

Modo de preparo do Angu:

Numa panela coloque para ferver 1,5 litros de água e uma pitada de sal. Dissolva 200g de fubá de milho em 500 ml de água fria e acrescente na fervura. Mecha sem parar por 30 minutos aproximadamente. Em seguida reserve o Angu.

Modo de Preparo do Caldo:
Retire 80 % do caldo da costela já cozida e coloque em uma panela até ferver e formar um caldo mais grosso. Em seguida dissolva a farinha de trigo em 200 ml de água, acrescente ao caldo da costela e mecha por 10 minutos.

Montagem do prato:

Para seguir com a montagem do prato, pegue as sequências anteriormente realizadas. Escolha um prato fundo para a apresentação do petisco, coloque um pedaço da costela, uma colher do angu e o caldo (estilize como quiser). Acrescente cebolinha verde picada por cima, na quantidade desejada.

Dicas para a receita:
– Recomendamos que o petisco seja servido quente.
– O tempo estimado para o preparo é de 1h, de forma prática, e a receita poderá render até 8 porções (dependendo do tamanho do pedaço da costela).

Agora que você já sabe a receita e anotou nossas dicas para recriar o sensacional petisco #Carrancostela, aproveite para convidar uma galera e curta uma tarde butequeira entre amigos e com muita comida raiz! Não esqueça de nos marcar com a hashtag para acompanharmos seu momento butequeiro!

Até a próxima receita! ;)

Informações do bar: Carrancas Bar
Petisco: Carrancostela
Endereço: Mercado Central de Montes Claros – R. Marechal Deodoro, 1460 – Centro
Telefone: (38) 98839-1463
Horário de funcionamento: Segunda a Sábado: 08h00 as 18h00 Domingo: 08h00 as 12h00