Blog Papo de Buteco: Fique por dentro!

Vem aprender o petisco “Vegano di Buteco” apresentado pelo Tanganica Art Bar, campeão de BH no #ComidadiButeco20anos!

Leite de coco, azeite de dendê, pimenta biquinho, ervas aromáticas e gengibre são ingredientes recorrentes das receitas brasileiras, mas você sabia que estes temperos não são originários do Brasil? Sim, eles têm origem africana. Os costumes da África influenciaram e deram mais cores não só para nossa culinária, como também à nossa cultura – e até o nome de um buteco participante!

Fotos por @novasafrafoodservice e @tanganicartbar

Foi assim, pensando em homenagear esse enorme continente e suas iguarias, que em 1999, surgiu o Tanganica Art Bar. Onde o jornalista, cozinheiro e dono do bar, Ângelo Rafael Talles decidiu batizar o nome do seu bar de Tanganica, o nome do segundo maior lago da África. Curioso, não?

Pois é, sua história única e cheia de personalidade é transmitida a todos que o visitam o bar, onde em cada detalhe da decoração, no tempero dos petiscos e até no carisma do atendimento, Ângelo e seus funcionários transbordam a nossa cultura e suas tendências ancestrais. Com toda certeza, o Tanganica Art Bar é um ambiente convidativo e aconchegante, como um buteco familiar raiz tem que ser!


Fotos por @santobebumdicasbh e @rafaelovilela

Assim como nós, o bar do seu Ângelo também possui 20 anos de jornada butequeira, que foram muito bem percorridos ao longo de suas aventuras, localizado na Rua Padre Demerval Gomes, 380, no Coração Eucarístico. Como dono, ele sempre destacou o buteco como extensão da sua casa e o sonho do empreendimento próprio se tornando realidade, por isso destaca que seu espaço é harmonioso, com ótima comida, atendimento de primeira e traz uma identidade singular – que o ressalta dos demais. E essa garra, valores de qualidade e persistência lhe rendeu o título de Campeão de BH, em data comemorativa! <3


Foto por @costarodneyd_oficial

“Eu agradeço muito. Esse é um resultado de muito trabalho. Eu me entreguei, acordava às 5h, de domingo a domingo, todo dia me dedicando a esse projeto. Esse é um prato que representa toda moçada vegana. É o primeiro e único prato vegano da competição. Estou muito feliz”, comemorou Telles, que se vestiu de Visconde de Sabugosa para receber o prêmio.

Um fato interessante é que ao longo dos seus quatro anos de participação no concurso, pela primeira vez Ângelo nos apresentou um petisco vegano, conhecido como “Vegano di Buteco” e, para um deliciosa surpresa, essa maravilha vegana agradou ao público butequeiro em geral.

Foto por @guiadolugarzinho

A receita é essencialmente fiel ao nome, portanto, vegana: rolezinhos empanados de berinjela recheados com queijo funghi e shitake, acompanhado de pururuca e molho madeira também veganos. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S!

Então corre aqui pra conferir a receita completa, já aproveita pra pegar o caderninho de receitas butequeiras:

Ingredientes

Para os rolezinhos

2 berinjelas médias fatiadas

10 grs de shitake

100 hrs de funghi seco

2 xicaras de trigo

Tempero a gosto

 

Para o molho madeira

Caldo do funghi

1 xícara de tomate

Tempero a gosto

 

Para a pururuca vegana

1 xícara de fubá

1 litro de água

Molho shoyu

2 colheres sopa fumaça liquida

1 colher de café de páprica

Meia colher chá de sal.

Fotos por @tremparafazer
Modo de Preparo

Coloque as fatias de berinjela de molho em água com sal por meia hora. Prepare o recheio o funghi ferventado picadinho refogue tudo com tempero a gosto, reserve. Grelhe as fatias de berinjela. Coloque o recheio nas fatias e enrole, prenda com um palito. Prepare um creme com a farinha de trigo e deixe um pouco de farinha para empanar. Passe cada rolezinho na papinha de trigo e depois no trigo e frite.

O molho

Bata os tomates no liquidificador juntamente com o caldo escuro que sobrou do funghi. Coe e refogue com tempero a gosto. Deixe engrossar um pouco.

A pururuca

Coloque no fogo uma xícara de fubá com um litro de água juntamente com a fumaça líquida o shoyu e sal a gosto. Deixe engrossar. Despeje o mingau numa superfície plana limpa e untada com óleo espere firmar e corte em pedacinhos. Quando secar leve ao forno quente e deixe até ficar crocante.

Para servir

Junte os rolezinhos e disponha-os em um prato com o molho ao centro e os baconzinhos como guarnição.


Fotos por @jessicamendess

Se depois de realizar essa delícia, você quiser convidar os amigos, o petisco é um ótimo convite para promover o encontro butequeiro. Além de também ter a oportunidade de encontrar e conhecer mais detalhes do campeão de BH no próprio buteco. Então confira as informações:

Informações do bar: TANGANICA ART BAR
Petisco:
 Vegano di Buteco
Endereço:  Rua Padre Demerval Gomes, 380 – Coração Euscarístico
Telefone:   (31) 3376-7047
Instagram: @tanganicartbar
Horário de funcionamento: Quarta a Sabado: 18h a 23h Domingo: 13h as 18h

Te esperamos por aqui para mais uma matéria butequeira, até semana que vem! ;)