Blog Papo de Buteco: Fique por dentro!

Vem conferir o petisco “Terra a Vista” realizado pelo Bar Tuim, o buteco Tri-Campeão de Porto Alegre!

O Bar & Chopeira Tuim é um butecão com ÃO de verdade, daqueles bem clássicos  e tradicionais do centro de Porto Alegre. É impossível não descer a ladeira da rua General Câmara reparando no simpático estabelecimento e não parar pra petiscar rs. Confira o close do bar na visão da butequeira @bete.pita:

Entre suas variadas delícias, podemos encontrar bolinhos de bacalhau, lanches diversos e os queridinhos petiscos que os levaram ao título de campeões por três vezes na cidade, assim como, seus maravilhosos e reconhecidíssimos chopps.

MAAAAS, o petisco que trouxemos pra vocês é o recomendado “Terra a Vista” (essa delícia da foto acima tirada pelo @guiadolugarzinho). Preparado pela cozinheira do bar, que está por lá há mais de 40 anos e que “manja” da cozinha como ninguém.
O tira-gosto é composto por pedaços de moranga caramelada com camarão empanado e cream cheese, enfeitado com palha de alho poró e acompanhado de pimenta tailandesa. S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L, sem mais… Então, para você encantar sua família, amigos ou quem quiser com nossa receita, atenção e anota aí:

Ingredientes

  • 1kg Camarão
  • Farinha panko para empanar
  • Meia Moranga
  • Açúcar (à gosto para caramelizar)
  • Alho poró
  • Cream cheese
  • Pimenta sweet chili
  • Óleo para fritar

Cebolinha

Mais uma fotinho para inspirar na criação da receita:

  • Essa imagem incrível é do @iavaliei.

Modo de preparo

Comece temperando o camarão com sal e com demais temperos de sua preferência. Em seguida, realize o empanamento do camarão e frite-o em óleo bem quente (para isso, aqueça o óleo enquanto tempera o camarão #DicaButequeira).
Depois de fritar todos os camarões, corte a moranga em cubos de 2cm (em média, porque não precisamos de régua rsrs) e coloque o açúcar na frigideira para caramelizá-la. Em seguida, corte o alho poró em tirinhas para fritar no óleo até as raspinhas terem uma consistência beeem crocante.

Para a montagem do petisco, coloque a moranga como base e um pouco de cream cheese para segurar o camarão empanado que vem em seguida. Em cima do camarão empanado, coloque mais um pouco de cream cheese para segurar a palha de alho poró e a cebolinha. Para finalizar, acrescente a pimenta tailandesa (ao seu gosto) e tá pronto o petisquinho!

O tempo de preparo para a receita é em média de 1 hora com o rendimento feito pelo bar é de 6 peças, mas você pode realizar mais – dependendo do tamanho da moranga, dos cubinhos e da quantidade de camarões. Agora para motivar no preparo, a fotinho caprichada do @araldoneto:


Para nós, butequeiros de carteirinha, o petisco tem que ficar IGUAL, tá ok? Quem conseguir essa proeza (ou só brincar na cozinha e realizar a receita), publica a foto no Instagram com a hashtag #ReceitaCDB que comentaremos seu post… VALENDO! :)

Finalizamos com essa frase incrível presente no bar do André pela @milenebmorais_. Vale comentar também que o Bar Tuim é um ponto obrigatório de Porto Alegre há 77 anos, por tanto não perca tempo e aproveite para fazer uma visita a esse incrível local na capital gaúcha:

Informações do bar: Bar & Choperia Tuim
Petisco: Terra a vista
Endereço: Rua General Câmara, 333 – Centro Histórico
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 11h às 20:30h.