Blog Papo de Buteco: Fique por dentro!

Você sabe petiscar no buteco com qualquer bebida? Então vem conferir nossas #CombinaçõesButequeiras com VINHO pra você ficar craque nas escolhas dos petiscos para acompanhar sua bebida!

Em homenagem ao #DiadoEnólogo, resolvemos fazer uma harmonização butequeira de vinhos com petiscos tradicionais que encontramos em QUALQUER BUTECO RAIZ. Dessa forma, mostramos que é possível apreciar nossos maravilhosos petiscos em qualquer ocasião – até com vinho tinto! #SemMaisDesculpas

Quem ama vinho sabe que essa bebida pede aquele petisco especial para acompanhar – e o que não falta em nossos butecos participantes são #PetiscosEspeciais. Afinal, todo buteco familiar possui um grande petisco por trás do seu legado e que apresenta detalhes da tradição do bar, como tábuas de frios, cesta de pães, alheiras – que são perfeitas para acompanhar nossas visitas butequeiras!

Mas, combinações de bebidas – além da famosa cervejinha – pode ser um desafio, devido a nossa cultura e gastronomia local. Então como bons butequeiros que somos, criamos uma série de dicas chamada #CombinaçõesButequeiras para ajudá-los nessa tarefa (nada difícil) de combinações de petiscos com bebidas no buteco e as apresentaremos por aqui – por isso fiquem ligados.


Clicks por @pinchos_aperitivo e @chandonbrasil

Nessa matéria apresentaremos combinações de petiscos com vinhos, porque todos sabem que vinho com tira-gostos raiz é a combinação perfeita para reunir os amigos e a família em casa ou no buteco, seja para um happy hour, comemoração ou até um jantar diferente. Só que por ser uma das bebidas que mais rola mitos na hora de combinar, por consequência, o pessoal prefere ficar petiscando o bom e velho queijo.

Porém, essa maravilha nos apresenta infinitas as opções de comidinhas que podem acompanhar um bom vinho tinto, branco, rosé ou até champanhe – Alô, Chandon! Então saca só as nossas dicas e corra no buteco para experimentar TODAS ELAS:

1# DICA: FRUTOS DO MAR

Um clássico butequeiro que nos permite apreciar um bom vinho, além de possibilitarem receitas saborosas e variadas. Nossa dica para petiscos com vinho tinto são os icônicos bolinhos de bacalhau.

Na foto estão presentes os petiscos apresentados no #ComidadiButeco20anos. Corre aqui para conferir!

Mas graças a grande diversidade encontrada nos nossos butecos – principalmente nos bares do Nordeste, existem uma série de outros petiscos que vocês podem experimentar, como isca de peixe, camarões alho e óleo, peixe ou camarão empanado. Quando acompanhados de molho de queijo, fazemos até festa de tanto sabor!

2# DICA: CARNES

As carnes também são ótimas para petiscar com vinhos. Mesmo sendo associadas a refeições mais elaborados, as carnes são belos acompanhamentos na hora de petiscar no buteco!
Na foto estão presentes os petiscos apresentados no #ComidadiButeco20anos. Corre aqui para conferir!

Principalmente quando pensamos em espetinhos, enroladinhos e até com molhos apimentados, opções saborosas é o que não falta. O grande trunfo está na bebida que o acompanhará, carnes vermelhas são incríveis aliadas aos vinhos tintos suaves!

3# DICA: EMBUTIDOS

A boa tábua de frios é uma grande aliada na hora de consumir vinhos no buteco, pois quando falamos de embutidos logo nos vem o nosso bar raiz na cabeça, certo? Por isso essa simples delícia não poderia estar de fora das nossas dicas butequeiras!

Na foto estão presentes os petiscos apresentados no #ComidadiButeco20anos. Corre aqui para conferir!
Linguiça, salame, alheira, salsichão e presunto cru são alguns dos mais famosos para servir como acompanhamento, inclusive em bruschettas e lanchinhos. Mas nossa dica diferenciada é servi-los com pães ou torradas, que torna a combinação ainda mais gostosa.

4# DICA BÔNUS: PETISCOS TRADICIONAIS

O que você considera tradicional no buteco? Torresmos, batatas e polentas fritas, anéis de cebola, frango a passarinho? SIM, TODOS ESSES CLÁSSICOS PODEM E DEVEM SER COMBINADOS!

Na foto estão presentes os petiscos apresentados no #ComidadiButeco20anos. Corre aqui para conferir!

Por terem um teor de gordura mais acentuado, são ótimas companhias para petiscar com bons vinhos espumantes, aproveitando a sua acidez para intensificar os sabores.

Se depois das nossas dicas você se tornou um expert em petiscos com vinhos e quer ir além, nossas dicas para harmonizar são:
– Vinhos encorpados e com capacidade de envelhecimento, como o tinto, pedem petiscos com preparações mais fortes e ácidas, geralmente mais gordurosas.
– Vinhos mais leves e jovens, com toques frutados e mais doces, como vinho branco ou espumante, ficam ótimos acompanhados de petiscos mais leves e suaves.

Seguindo essa série de dicas vocês serão #BUTEQUEIROS de carteirinha em qualquer lugar. Lembrando que o que vale é experimentar e desfrutar do buteco, com toda sua experiência e história. Então, tá esperando o quê? Corra no nosso site para decidir qual será o buteco que você visitará HOJE!